Melasma é uma hiperpigmentação causada pelo aumento da melanina na pele. São manchas escuras de tom castanho, mais comuns na pele do rosto, e que acometem principalmente as mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos. O melasma aparece principalmente na testa, nariz, bochechas e acima do lábio superior.
O melasma não tem cura, mas sim gerenciamento e cuidado. Seu tratamento é contínuo e deve ser feito de forma personalizada, levando em conta as características de cada pessoa, sua rotina e seu histórico.
Você sofre com o melasma?
Preparamos esses 10 mandamentos como forma de ajudar a lembrar:
- Não deixe NUNCA de usar fotoprotetor! Mesmo nos dias nublados, mesmo que não vá se expor ao sol, mesmo por baixo da máscara… Usar protetor solar é como tomar banho ou escovar os dentes, um passo essencial da rotina de saúde diária e não pode ser esquecido. Escolha um produto com alto fator de proteção UVA e UVB e não se esqueça de reaplicar durante o dia.
- Invista no uso de fotoprotetores orais, que são nutracêuticos com ação antioxidante que reforçam as defesas endógenas e ajudam a amenizar os danos da radiação UV sobre a nossa pele.
- Caso vá se expor ao sol, além do fotoprotetor, utilize proteção física como bonés ou chapéus confeccionados em tecidos com proteção. Procurar ficar em locais mais frescos ou com sombra também contribuem para o não agravamento do melasma.
- Evite o contato direto do rosto com vapores quentes, como o do forno ou fogão, e mesmo de um carro estacionado no sol em dias quentes.
- Não esfolie a pele em excesso ou se não for recomendado para o seu caso! O uso de esfoliantes de forma exagerada pode ser considerado uma agressão a pele, e o melanócito estressado vai produzir mais melanina para defendê-la. Cuidado com as receitas caseiras de esfoliantes e peelings, sempre busque orientação de um profissional.
- Não descuide de outros cuidados com sua pele! A pele saudável, hidratada e em equilíbrio tem uma função de barreira protetora frente às agressões que podem levar ao aparecimento do melasma. O uso de produtos adequados ao seu tipo de pele e estilo de vida deve ser um hábito diário.
- Caso utilize método contraceptivo hormonal, avalie com seu médico a possibilidade de troca ou de usar opções de baixa dosagem, já que o fator hormonal é um dos mais importantes entre as causas do melasma.
- Respeite o seu ciclo de tratamento, normalmente os clareadores indicados para uso no inverno são diferentes dos para uso no verão, assim como os diurnos são diferentes do noturno. Siga sempre a orientação do profissional prescritor!
- Não cobice o tratamento do próximo! Cada caso é um caso, cada pele é uma pele. O que funcionou para a sua amiga pode não só não funcionar para você, como agravar o seu melasma ou lhe causar algum tipo de sensibilidade.
- Não descuide da alimentação! O consumo exagerado de açúcar, bebidas alcoólicas, alimentos processados podem levar a disbiose intestinal. Intestino em desequilíbrio = pele inflamada = mais fator de risco para o reaparecimento do melasma. O uso de prebióticos e probióticos específicos, além de mudanças na dieta tem efeitos surpreendentes na saúde da pele.
Ana Cristina Fonseca
Farmacêutica
CRF-RS 8275