Alérgicos: o problema pode estar no corante dos medicamentos

Alérgicos: o problema pode estar no corante dos medicamentos

Os medicamentos, hoje em dia, têm cores cada vez mais atraentes. Mas você sabia que todo esse colorido pode causar reações adversas e até estimular o consumo inadequado por crianças? Os aditivos – entre os quais estão os corantes, não têm nenhum valor terapêutico, porém podem causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis.

As principais reações alérgicas e as menos graves normalmente aparecem na pele, como: inchaço, coceira e placas vermelhas, podem também acometer o estômago (causando dor abdominal, náuseas, vômito e diarreia) e sistema respiratório (com dificuldade de respirar, aperto na garganta e tosse).

A farmácia magistral proporciona a manipulação de medicamentos diferenciados, como a combinação de mais de uma substância, em caso de doenças que exigem um medicamento com múltiplas ações terapêuticas e com a adequação da dose, de acordo com as necessidades individuais. Outra vantagem de usar medicamentos manipulados é que os pacientes alérgicos ao corante presente nas cápsulas convencionais podem solicitar a manipulação em cápsula incolor e/ou vegetal, pois a cápsula utilizada na manipulação é apenas um invólucro, sua cor não interfere na atividade do medicamento.

Muitos médicos e nutricionistas já solicitam na prescrição do paciente que as fórmulas sejam feitas em cápsulas transparentes e/ou vegetal, e sem outros aditivos que possam interferir no tratamento, até mesmo sem lactose ou glúten para os intolerantes ou alérgicos.

Existe também a possibilidade da manipulação de líquidos orais sem corantes e aromatizantes, apenas adoçados, ou até mesmo sem adição de açúcar para pessoas diabéticas. Pois a maioria dos que estão à venda hoje em dia possuem na composição esses aditivos impedindo assim a utilização por pessoas alérgicas/diabéticas. Já os cosméticos podem ser manipulados sem corantes e essências, podendo também seguir a nova tendência mundial de serem livres de parabenos, etoxilados e petrolatos.

Optar pelo tratamento através do medicamento manipulado é ter certeza de que você receberá um medicamento adequado às suas necessidades, mas mesmo oferecendo diversas vantagens, todos os medicamentos devem ser utilizados com cautela.

Vanessa Bortoncello

Farmacêutica

CRF-RS 13460