Por que os cosméticos que estou usando não estão surtindo efeito?

Por que os cosméticos que estou usando não estão surtindo efeito?

Você está utilizando diversos cosméticos que escolheu com tanto cuidado e eles não estão funcionando? Várias coisas podem estar acontecendo.

No mercado existe uma variedade enorme de produtos e ativos, mas nos enganamos ao pensar que quanto mais produtos ou quanto maior a concentração dos ativos, melhor será o resultado.

Por que isso pode estar acontecendo? Entenda:

  1. Você não está utilizando protetor solar

O uso do protetor solar é imprescindível quando se trata de skincare. Além de proteger a pele dos raios solares, o protetor previne o envelhecimento da pele. Não utilizar pode causar manchas, piorar a acne e acarretar em câncer de pele.

Se você possui acne, por exemplo, a exposição ao sol sem protetor vai inflamar suas espinhas.

O uso do protetor solar precisa virar um hábito e deve ser feito mesmo quando você não sair de casa, devido a incidência de luz azul dos equipamentos eletrônicos e lâmpadas.

2. Você não está seguindo as etapas corretamente

Uma rotina de cuidados deve seguir algumas etapas essenciais: limpar, hidratar e proteger. Mais passos podem ser incluídos se você desejar, mas esses três são básicos e necessários para a saúde e equilíbrio da pele.

3. Você está dormindo com a maquiagem

Tirar a maquiagem antes de dormir é um dos principais passos para uma pele saudável. Ao dormir maquiada, pode ocorrer aumento da oleosidade, entupimento dos poros, manchas e dermatites, além de aumentar a incidência de cravos e espinhas.

4. Você não está seguindo a ordem correta

A ordem de utilização dos cosméticos é importante para o efeito desejado. Deve-se iniciar pelos produtos mais leves e após os mais densos, finalizando com o filtro solar. A ordem perfeita das etapas é: limpeza, tratamento, hidratação, proteção solar.

Para ficar mais fácil de entender, a ordem dos produtos é: limpador facial (sabonete, espuma…), máscara (caso for utilizar), tônico, sérum, creme para área de olhos, tratamentos localizados (caso você use), hidratante, óleo (se você utiliza), protetor solar.

5. Você não adapta a rotina a época do ano

Você pode e deve mudar seu hidratante de acordo com a época do ano. No verão, a pele fica mais oleosa, transpira mais, então é preferível utilizar um hidratante mais leve com sensação refrescante.

Já no inverno, a pele fica mais ressecada devido ao frio, sendo mais indicado um hidratante mais denso, mais pesado.

6. Você não tem disciplina

A frequência de utilização dos produtos é fundamental para a eficácia, para que eles façam efeito. A pele tem um ciclo e está sempre em renovação. Este ciclo de renovação celular é lento, leva em torno de 28 dias para ocorrer. Além de depender desse ciclo, também temos a dificuldade de alguns ativos em penetrar nas camadas da pele, para ter esse resultado precisamos de consistência no uso.

Por mais que você conheça sua pele e saiba do que ela precisa, sempre é bom procurar auxílio de um profissional da área para adequar a rotina e escolher os melhores produtos e procedimentos.

Carla Vaccaro

Farmacêutica

CRF-RS 521556