Você está visualizando atualmente Vamos falar sobre Ozonioterapia

Vamos falar sobre Ozonioterapia

Hoje vamos falar um pouco sobre o que é a ozonioterapia!

Vamos começar falando um pouquinho sobre o ozônio: ele é um gás formado por três átomos de oxigênio, está presente na conhecida “camada de ozônio” que protege a atmosfera das ações nocivas dos raios solares, onde é formado naturalmente por meio das descargas elétricas dos raios solares sobre o oxigênio da atmosfera.

Este gás foi descoberto pelo pesquisar alemão dr Christian Friedrich Schoenbein em 1840, que observou um odor característico quando o oxigênio era submetido a uma descarga elétrica, e pela frequência sistemática com que isto ocorria o chamou de ozen. que em grego significa ‘aquilo que cheira’.

Foi amplamente usado durante a 1º Guerra Mundial, para tratamento de feridas em soldados e desde o século XIX, a Ozonioterapia é usada na Alemanha com o objetivo de combater infecções cutâneas de origem bacteriana.

Em 1975 o médico brasileiro Heinz Konrad iniciou a prática em sua clínica em São Paulo, trabalhando com isso até hoje. Nos anos 90, o dr Edison Cezar Philippi introduziu a prática em Santa Catarina e difundiu a ozonioterapia em inúmeros cursos e congressos.

Hoje a Ozonioterapia é amplamente usada no mundo todo principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

O principal modo de uso é o tratamento feito com aplicação direta com o gás como Auto-hemotransfusão, Injeção de ozônio, Aplicação cutânea, Insuflação retal e Banho de gás; o tipo de tratamento varia de acordo com a indicação médica e deve ser realizada de forma individualizada, dependendo da condição a ser tratada.

Mas além dessas aplicações, com a evolução da Ozonioterapia hoje temos opções de óleos ozonizados, como o de girassol e de Oliva.

Suas principais indicações são:

  • Liberação de fatores de crescimento, ou regeneração;
  • Melhora da liberação de oxigênio nos tecidos, além da reologia;
  • Modulação da cascata inflamatória (antiinflamatório);
  • Antissépticas; Germicida (fungos, bactérias e vírus);
  • Melhora da circulação periférica e da oxigenação.
  • Estimulação do crescimento do tecido de granulação, como epitelização e revitalização do tecido epitelial.
  • Forte ativo cicatrizante

Ambos os óleos são encontrados na Farmácia Rosa Moschetta, consulte uma de nossas farmacêuticas.

Sabrina Oliveira Fridrich

Farmacêutica

CRF-RS 548070