UVA, UVB, FPS, PPD, PA, o que cada uma significa? Filtro químico ou filtro físico? O que é relevante na hora de escolher um protetor? Vamos esclarecer!
Na hora de interpretar um rótulo cosmético conseguimos identificar os produtos principais, mas no caso dos protetores isso pode se tornar confuso com tantas siglas e opções disponíveis no mercado.
Vamos entender o que significam as siglas:
UVA e UVB: significam claramente ultravioleta A e ultravioleta B. Dentro da dermatologia são apelidadas de Aging e Burning, sendo fácil memorizar que o UVB é responsável por queimaduras e mais associado ao câncer de pele.
O UVA está presente nos raios solares durante o dia todo, já o UVB incide mais no horário das 10 às 16h, onde devemos evitar o sol.
FPS: muitas pessoas pensam que o número do Fator de Proteção Solar é a porcentagem que o filtro protege, mas não! Na verdade, significa quantas vezes e o tempo que ele protege. Por exemplo: o FPS 30 protege sua pele 30 vezes mais do que se ela estivesse sem protetor solar.
O cálculo do FPS é feito através do tempo que ele protege a pele, por exemplo: se sua pele fica vermelha em 5 minutos de exposição solar, ao aplicar um FPS 15 ela vai demorar 15 vezes mais tempo para ficar vermelha, no caso 75 minutos.
PPD: vem do inglês persistent pigment darkening ou “escurecimento pigmentar persistente” e mede a incidência de proteção UVA na pele. No Brasil, a Anvisa exige que este número seja de 1/3 do valor do FPS. Ele se baseia medindo o escurecimento da pele e a resposta a pigmentação tardia ou persistente frente a radiação UVA.
PA: o PA é a escala PPD, ou seja, o grau de proteção UVA do filtro solar. No estudo de PA é medido o tempo que a pele leva para apresentar pigmentação por melanina, quando exposta a UVA.
Filtro químico: é o mais comum. Atua absorvendo a radiação ultravioleta e transformando-a em uma radiação de energia baixa. Este filtro cria uma barreira química onde reage com a radiação e bloqueia sua penetração na pele.
Filtro físico: é composto por minerais, geralmente dióxido de titânio e óxido de zinco. Neste filtro, os raios são refletidos e não penetram na pele. É o filtro solar ideal para crianças, pessoas alérgicas e gestantes.
Para qualquer protetor ser eficaz depende da quantidade aplicada e do tempo de reaplicação.
Qual a quantidade que deve ser aplicada para ser eficaz?
Rosto, pescoço e orelhas: uma colher de chá
Colo e costas: duas colheres de chá
Braços: uma colher de chá para cada braço
Pernas e pés: duas colheres de chá para cada lado (direito e esquerdo)
Aproveite essas dicas para escolher o melhor protetor solar para sua pele e aproveitar o verão sem medo.
Carla Vaccaro
Farmacêutica
CRF-RS 521556