Você está visualizando atualmente Sintomas da menopausa – como os produtos manipulados podem ajudar

Sintomas da menopausa – como os produtos manipulados podem ajudar

Ondas de calor, alterações de humor, depressão, irritabilidade, insônia, suores noturnos, incontinência urinária, ressecamento e perda do viço da pele, ressecamento vaginal, perda da libido…a chegada da menopausa traz uma série de desconfortos para as mulheres. A diminuição na produção dos hormônios traz alterações importantes em todo o organismo, e as mulheres precisam se adaptar!

Além de mudanças na alimentação, a prática de atividade física, em alguns casos fisioterapia específica e a farmácia de manipulação podem ser aliados para ajudar nesse período. Confira a seguir as nossas dicas de produtos manipulados que podem ajudar as mulheres que estão passando por essa fase:

Hidratação vaginal -O uso diário de um hidratante específico, geralmente formulado a base de ácido hialurônico, garante uma hidratação adequada da para a região íntima. Destacamos que o hidratante vaginal é um produto diferente do lubrificante. Enquanto o lubrificante é usado pontualmente durante a atividade sexual para reduzir algum desconforto decorrente do ressecamento, o hidratante vaginal é um produto de uso diário, que trata e previne o ressecamento vaginal.


Suplementos e fitoterápicos – Diversos suplementos e fitoterápicos tem demonstrado eficácia comprovada por estudos no manejo dos sintomas associados a menopausa: Croccus sativus, Hypericum perforatum, Yam mexicano, Tribulus terrestris, Cimicifuga racemosa, Resveratrol, Isoflavonas e Silimarina são alguns dos produtos que podem ser empregados. Destacamos especialmente a Cistanche tubulosa, fitoterápico com ação adaptógena sobre os hormônios sexuais, que é capaz de restaurar a libido, fortalecer os ossos e melhorar a cognição e a memória.


Reposição hormonal – deve ser indicada por profissional médico, avaliando as necessidades individuais de cada mulher. A farmácia de manipulação manipula hormônios para aplicação transdérmica, uso vaginal ou mesmo em formas de uso oral, sempre respeitando a prescrição personalizada para cada pessoa.

Ana Cristina Fonseca

Farmacêutica

CRF-RS 8275