Minoxidil oral: um aliado na queda capilar!

Minoxidil oral: um aliado na queda capilar!

Pessoas têm se queixado cada vez mais da intensa queda de cabelo, provocada logo após a infecção pelo coronavírus. A reclamação tem fundamento, o quadro é chamado de Eflúvio Telógeno e geralmente acontece após quadros infecciosos. Mas temos uma boa notícia: especialistas afirmam que o problema é reversível, no entanto, é extremamente necessário iniciar o tratamento.

Para esses casos, o Minoxidil pode ser de grande ajuda e, quando em cápsulas, acaba se tornando um jeito ainda mais simples e prático de tratar a queda de cabelo e a calvície. É muito mais prático tomar um medicamento via oral do que aplicar no couro cabeludo, concorda? Vários pacientes reclamam da aplicação diária, uma a duas vezes ao dia do Minoxidil tradicional (tópico), porque o cabelo pode ficar ressecado e comprometer a sua textura.  Isso não acontece com a cápsula, por isso, com ele é mais fácil a adesão do paciente ao tratamento.

Estudos sobre Minoxidil manipulado em cápsulas mostram que apesar de haver um aumento da queda de cabelo no início do tratamento, pelo fato da substância dar início a uma nova fase capilar, após 1 a 2 meses, os fios voltam a crescer em maior número e mais espessos.

Apesar de ser alta a procura por substâncias para o tratamento da calvície, poucas farmácias no Brasil, como a Rosa Moschetta, trabalham com a modalidade do Minoxidil manipulado para uso oral. A legislação determina, que para manipular essa substância em cápsulas é preciso ter uma autorização específica por parte da Vigilância Sanitária,e o processo passar por controle de qualidade terceirizado periodicamente.

É importantíssimo que as pessoas entendam que as medicações devem sempre ser prescritas por médicos. Infelizmente a automedicação pode trazer efeitos colaterais, e o Minoxidil entra nessa categoria. 

Além da Covid-19, a queda excessiva de cabelo pode ser causada por vários outros fatores, mas o que ingerimos, com certeza, pode interferir no crescimento e fortalecimento capilar. Por isso, é super interessante incluir na rotina alimentar as proteínas, o ferro, as vitaminas A e C e o Zinco. Além disso, o estresse e ansiedade, também podem ser os causadores da queda capilar.

Vanessa Bortoncello

Farmacêutica

CRF-RS 13460