Você sabia que seu pet pode sofrer de osteoartrite?

Você sabia que seu pet pode sofrer de osteoartrite?

Na medida em que nós seres humanos envelhecemos, as dores e desconfortos começam a aparecer devido aos desgastes que nosso corpo vem sofrendo e com os pets não é muito diferente.

A osteoartrite é uma doença caracterizada pela degeneração dos tecidos que compõe a articulação, em especial as cartilagens, de evolução lenta que se caracteriza pela dor nas articulações, limitação dos movimentos e graus variados de inflamação local. Estima-se que a osteoartrite afeta 1 em cada 5 cães com idade superior a 1 ano.

A cartilagem é um dos tecidos que proporciona flexibilidade e suporte para as articulações. O colágeno é uma proteína presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens, já o colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência, tração e firmeza.

Os tutores podem identificar quando há alguma alteração comportamental de seu pet, como a dificuldade para se levantar, diminuição na amplitude do movimento, ganho de peso devido ao maior período de repouso e menor disposição para brincar, mesmo sem estar visivelmente lesionados começam a mancar e podem até mesmo apresentar alteração no humor.

Em caso de suspeita, é importante que seu pet passe por uma consulta com o médico veterinário para avaliação e diagnóstico. O tratamento em animais é parecido com o dos humanos, podendo ser utilizado medicamentos, fisioterapia, controle do peso e acupuntura.

Para oferecer maior cuidado, o tutor pode proporcionar um ambiente adequado nos locais onde o pet permanece por mais tempo, evitando deslizes ou quedas, fazer controle da alimentação nos casos de sobrepeso, assim como realizar exercícios frequentes e adequados à condição física do animal.

Hoje já temos disponível no mercado suplementos com doses e estudos específicos, voltados para área veterinária que comprovam sua ação e eficácia que proporcionam uma melhor qualidade de vida ao animal.

Uma das opções é a suplementação com colágeno tipo II, sendo de uso seguro e eficaz na manutenção das articulações, desacelerando a destruição articular e proporcionando redução da inflamação, assim, promovendo maior conforto, mobilidade e flexibilidade.

Seus pets merecem todo carinho e cuidado, e a farmácia de manipulação tem toda personalização e qualidade para atendê-los, respeitando sua raça, peso e preferências para administrar as formulações da melhor e mais confortável forma possível.

Converse com o médico veterinário de sua confiança ou uma das farmacêuticas da Rosa Moschetta.

Cláudia Lacerda Terra

Farmacêutica

CRF-RS 10900